Semi Contact
O Semi Contact é uma disciplina em que os Atletas têm como objectivo a marcação de máxima de pontos utilizando técnicas legais em velocidade. Nesta disciplina a eficácia das técnicas não é importante. As características principais do Semi Contact são a técnica e a velocidade, pelo que as técnicas devem ser executadas no seu verdadeiro sentido, com técnicas leves e controladas e com contacto. É uma disciplina técnica com igual ênfase nas técnicas de braços e pernas. Em cada ponto válido o Árbitro central suspende o combate e ao mesmo tempo os dois Juízes indicam a pontuação atribuída para o Atleta que pontuou.
Equipamento de Protecção e Uniforme
Competição amadora:
Capacete, protecção de dentes, protecção de peito (só para Atletas femininos, com excepção das divisões de cadetes, infantis e iniciados), luvas para Semi Contact, ligaduras (opcionais), coquilhas, protecções de tíbia e protecções de pés.
Os Atletas usam blusão ou camisas com decote em V ou T-shirt e calças com cintos que indicam a sua graduação.
Competição profissional:
Capacete, protecção de dentes, protecção de peito (só para Atletas femininos, com excepção das divisões de cadetes, infantis e iniciados), luvas para Semi Contact, ligaduras (opcionais), coquilhas, protecções de tíbia e protecções de pés.
Os Atletas usam blusão ou camisas com decote em V ou T-shirt e calças.
Áreas Legais de Ataque
Cabeça: Face, lado, nuca e testa.
Tronco: Frente e lado.
Pés: Apenas ao nível dos tornozelos (Varrimentos são permitidos).
Técnicas Legais
Pontapés: Frontal, lateral, circular, semi-gancho, ascendente, descendente; pontapé em salto e pontapé rotativo.
Punhos: Directo, reverso de punho, baixo acima, gancho e oblíquo.
Varrimentos: Para pontuar com um Varrimento o atacante tem de ficar de pé em todas as circunstâncias. Se na execução de um Varrimento o atacante tocar o chão com qualquer parte do seu corpo que não os seus pés, NENHUMA pontuação será atribuído.
Será atribuída pontuação ao atacante se o seu adversário tocar no chão, com qualquer parte do seu corpo que não os seus pés.
Nota Especial: Porque é extremamente perigoso atacar com a parte de trás do calcanhar, deve ser salientado que o Atleta que ataca com técnicas de pernas tem que estender o seu pé de maneira a que a sola (parte de baixo) do pé seja usada como área de impacto quando executando os seguintes pontapés: descendente, semi-gancho e rotativo em gancho e de calcanhar.
Bloquear os membros do adversário é permitido mas apenas por 3 segundos para pontuar com uma técnica legal.
Pontuação
Uma técnica legal executada numa área legal. A área autorizada de impacto da mão ou do pé tem de fazer um contacto "limpo” e controlado.
Todas as técnicas têm de ser utilizadas com potência "razoável". Qualquer técnica que simplesmente toque ou raspe o adversário não será pontuada.
Se um Atleta saltar para atacar o seu adversário tem que cair dentro do Tatami e em equilíbrio.
Avaliação de dificuldade:
Soco 1 ponto
Pontapé ao tronco 1 ponto
Varrimento 1 ponto
Pontapé à cabeça 2 pontos
Pontapé ao corpo em salto 2 pontos
Pontapé à cabeça em salto 3 pontos
Sinaléctica
Pontos
O braço é levantado para indicar o Atleta que pontuou e respectiva pontuação.
Para atribuição de um ponto, pelo menos dois braços têm que estar levantados.
Os Oficiais podem ter duas pontuações diferentes de dois valores diferentes. Se um Oficial vir uma pontuação de 2 pontos e outro vir uma de 1 ponto a pontuação mais baixa será atribuída.
Nenhuma pontuação
Braços cruzados em frente do Oficial ao nível da cintura.
Se um dos Oficiais indicar uma pontuação e os outros dois sinalizarem que não viram, ou que não consideram a acção pontuável, então não podem ser atribuídos pontos.
Se um dos Atletas não tiver um mínimo de dois braços levantados não pode ser atribuída pontuação.
Não viu
Braços cruzados em frente da cara do Oficial.
O Oficial não conseguiu realmente ver a técnica legal atingir uma área legal.