História FPKM
O Kickboxing começou a praticar-se em Portugal em 1975, com a designação de Full-Contact. As primeiras competições nacionais e internacionais datam de 1977, sendo a participação de Portugal dirigida pela Associação Portuguesa de Full-Contact.
Com o desenvolvimento da modalidade, surgiu a necessidade de criar uma estrutura institucional capaz de a representar devidamente, o que levou à colaboração com a Direcção Geral dos Desportos (DGD), daqui resultando a fundação da Federação Portuguesa de Kickboxing e Full-Contact, em 25 de Janeiro de 1988.
O início do apoio oficial data de 1990, quando começou a atribuição regular de apoios financeiros que contribuíram para a organização e o crescimento da estrutura federativa da modalidade.
No ano de 1993, foram integrados os Clubes e treinadores da então Federação Portuguesa de Karaté-Contact, alargando-se desta maneira a base de apoio.
Neste ano, foi particularmente importante a filiação na World Kickboxing Association (W.K.A.).
A 26 de Janeiro de 1995, concretiza-se a filiação na Confederação do Desporto de Portugal.
No ano seguinte, surge o reconhecimento oficial da Federação com a atribuição do Estatuto de Instituição de Utilidade Pública Desportiva, que veio a revelar-se fundamental para o desenvolvimento e crescimento do Kickboxing Nacional.
Também em 1996, a modalidade foi reconhecida pelo Comité Olímpico Português, sendo assim Portugal um dos primeiros países em que o Kickboxing foi reconhecido pelo movimento olímpico.
Em 1998, foram aprovados o Regulamento Nacional de Arbitragem e o Regulamento de Competição, permitindo ambos uma melhor organização dos eventos desportivos da modalidade.
No mesmo sentido, iniciou-se em 1999 o Controlo Anti-dopagem.
Em 2002, a Federação altera a sua designação para Federação Portuguesa de Kickboxing, alterando-se também os Estatutos e o logotipo até aí existentes.
Surge também o Regulamento de Alta Competição, onde se destacam as normas de atribuição de prémios pecuniários a atletas e respectivos treinadores que sejam medalhados em Campeonatos Internacionais.
É ainda instituída a Gala Anual destinada a homenagear as figuras da modalidade que se distinguiram ao longo da época desportiva.
No que respeita à formação, considerada sempre prioritária, verifica-se a organização de um curso de monitores e outro de formação de formadores específicos para a modalidade.
Em 2004 foi inaugurada a página da Federação na internet.
Durante o ano de 2006, procedeu-se a nova alteração dos Estatutos, bem como da designação e logotipo. A federação passou, então, a designar-se Federação Portuguesa de Kickboxing e Muaythai.
Começou, então, uma fase de maior dignificação e de grande visibilidade da modalidade.
Saliente-se que, ao longo destes anos, a FPKM foi já responsável pela organização de várias competições internacionais, destacando-se:
— Campeonato da Europa de Seniores de 1994 (Lisboa)
— Campeonato do Mundo de Juniores de 1999 (Lisboa)
— Campeonato do Mundo de Seniores de 2006 (Lisboa)
— Campeonato da Europa de Juniores de 2007 (Algarve)
— Campeonato do Mundo de Seniores de 2007 (Coimbra)
— Campeonato da Europa de Muaythai 2013 (Lisboa).